TANGO-Circular: projeto assinalou primeiro ano em Évora

A Universidade de Évora, a CIMAC e a AJAP receberam nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Évora, uma comitiva de 27 elementos representantes das 13 instituições envolvidas no Projeto TANGO-Circular.

Instalações do Rural Lab – CEPAAL.

Esta reunião plenária que marcou a passagem pelo primeiro ano de projeto contou com sessões técnicas e visitas de campo.

A reunião iniciou no dia 3 de julho e decorreu no Colégio Espírito Santo da Universidade de Évora. Ao longo da tarde de trabalho, foram discutidos e analisados os Work Packages relacionados com a gestão e administração do Projeto.

O segundo dia de trabalho decorreu durante o período da manhã, nas instalações da CIMAC, tendo sido aqui discutidos e abordados os Work Packages técnicos relacionados com a formação e implementação dos Laboratórios Rurais.

A tarde foi dedicada às visitas técnicas ao Laboratório Rural Português que vai estar sediado em Moura (Alentejo) nas instalações do CEPAAL (Centro de Estudos e Promoção dos Azeites do Alentejo), e a duas explorações agrícolas que serão parceiras nas atividades práticas e de demonstração da formação.

Após a passagem por Moura, a comitiva seguiu viagem para o concelho de Vidigueira, onde foi feita uma visita às explorações agrícolas Casa Relvas e Casa Agrícola HMR. Nestas visitas, procurou demonstrar-se aquelas que são as melhores práticas ao nível da Sustentabilidade e Economia Circular implementadas no lagar e olival em Portugal.

Lagar Casa Relvas.

O último dia de reunião serviu para aferir as principais conclusões e estabelecer os próximos passos. De um modo geral, o coordenador do Projeto, Professor Pietro Picuno (Universidade de Basilicata, Itália), considerou que o trabalho interdisciplinar desenvolvido pela parceria até ao momento tem revelado ser uma enorme mais-valia para o projeto, reforçando a importância de manter o foco nas etapas que se seguem, de modo a atingir os resultados ambiciosos a que o projeto se propôs.

A reunião terminou com uma visita às instalações da GESAMB (Gestão Ambiental de Resíduos) para demonstração de uma central de compostagem desenvolvida para valorização de resíduos sólidos urbanos e comercialização do produto final (composto) como fertilizante agrícola.

O ‘TANGO-Circular’ é um projeto Erasmus+. O objetivo é fornecer formação específica para trabalhadores e stakeholders do setor agrícola, procurando identificar soluções para uma gestão sustentável de resíduos agrícolas e contribuir para reduzir a pegada de carbono.

+ informações: https://ajap.pt/projeto-tango-circular/

Nota: artigo publicado na edição n.º 135 – Revista Jovens Agricultores da AJAP. A sua reprodução, parcial ou na íntegra, requer autorização prévia da AJAP.