Europa

Na linha de continuidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos e ao abrigo de programas comunitários, a AJAP promove ações de formação e informação de interesse europeu, bem como intercâmbios de Jovens Agricultores Portugueses.

Com estas iniciativas, pretende-se contribuir para a permuta de conhecimentos e práticas agrícolas em vigor noutros países da União Europeia, certamente com impacto ao nível da sustentabilidade das explorações geridas pelos Jovens Agricultores.

A AJAP promove visitas de Jovens Agricultores a Bruxelas; reuniões com peritos nas principais produções portuguesas, bem como análise e debate com alguns dos responsáveis por temas de interesse atual para os Jovens Agricultores Portugueses.

Fomenta encontros comunitários com instituições como o Parlamento Europeu, o Comité das Regiões e o Comité Económico e Social; promovendo o acesso a informação sobre estudos realizados no âmbito do setor agrícola e do mundo rural e, em especial, sobre o futuro dos Jovens Agricultores.

Retrato do Jovem Agricultor Europeu

Evolução do número de agricultores por faixa etária nos 27 Estados-Membros da UE

Fonte: Eurostat, Farm Structure Survey7 (Inquérito sobre a estrutura das explorações agrícolas).

Evolução da repartição dos agricultores por faixa etária nos 27 Estados-Membros da UE

Fonte: Eurostat, Farm Structure Survey (Inquérito sobre a estrutura das explorações agrícolas).

Saiba mais: https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/young-farmers-10-2017/pt/

Não esquecendo os outros organismos sediados em Bruxelas como o CEJA (Conselho Europeu de Jovens Agricultores), bem como o COPA-COGECA e a REPER (Representação Permanente de Portugal, junto da União Europeia).

Delegação de Bruxelas

A Delegação Permanente de Representação em Bruxelas tem como objetivos:

  • Possibilitar um melhor acompanhamento e sensibilização das posições dos Jovens Agricultores Portugueses sobre a Política Agrícola Comum (PAC);
  • Dar a conhecer as políticas comunitárias relacionadas com a realidade agrícola em particular e com o Mundo Rural em geral.

Nota histórica: A criação da Delegação Permanente de Representação em Bruxelas, em 1996, permite uma intervenção mais próxima e mais forte junto das entidades europeias. Importa realçar o trabalho desenvolvido ao longo destes anos na promoção e defesa do setor agrícola, assim como a intervenção em outros pontos de interesse na atividade comunitária.

A Delegação Permanente de Representação em Bruxelas constitui uma importante alavanca para a intervenção da AJAP na esfera europeia.

Desde 1996, a Delegação de Bruxelas tornou-se um elemento essencial para o debate, para a cooperação e para a intervenção da AJAP junto da União Europeia, promovendo e partilhando ideias inovadoras para a promoção da agricultura, em particular dos Jovens Agricultores.

Ao longo dos anos, a Delegação tem vindo a manter a mesma proatividade, reforçando junto das entidades europeias o seu posicionamento em prol de um crescimento sustentável da Agricultura na Europa e em Portugal.

Destacam-se algumas funções atribuídas à Delegação Permanente de Representação em Bruxelas:

Funções atribuídas à Delegação Permanente de Representação em Bruxelas
  • Acompanhamento da Política Comunitária;
  • Representação junto das Instâncias Comunitárias e Entidades Europeias, de relevar o CEJA e a EUROMONTANA;
  • Recolha/tratamento de informação comunitária e respetiva divulgação;
  • Elaboração de estudos e Relatórios;
  • Sensibilização de posições junto das Instâncias Comunitárias;
  • Participação em reuniões, seminários e ações de projeção Europeia;
  • Preparação e participação em projetos de âmbito europeu;
  • Acompanhamento da atividade ligada aos Comités Consultivos e Grupos Permanentes.

CEJA - Conselho Europeu de Jovens Agricultores

Criado em 1958 por 6 organizações nacionais, o CEJA representa atualmente 2 milhões de Jovens Agricultores na Europa, encontrando-se presente em 27 Estados-Membros da UE e conta com 32 Membros de Organizações Nacionais, incluindo um membro observador da Sérvia. Mantém contacto regular com organizações, instituições de Jovens Agricultores e associações de toda a Europa, bem como de outros Continentes. A AJAP integra o CEJA desde a sua criação em 1983.

Conheça o trabalho do CEJA

O CEJA atua como um fórum de comunicação e de diálogo entre os Jovens Agricultores e tomadores de decisão europeus. O seu objetivo primordial consiste em promover um setor agrícola moderno e inovador em toda a UE28, criando boas condições de trabalho e de vida para os Jovens Agricultores.

Objetivos do CEJA

Na realidade, o CEJA é um organismo que detém um papel ativo junto de outras instituições e organizações europeias, nomeadamente junto do Comité Consultivo da Comissão, Parlamento Europeu, Comité Económico e Social, EURORURAL, etc., sendo vários os domínios em que trabalha em estreita colaboração com o COPA (Comité das Organizações Profissionais Agrícolas).

Saiba mais em: www.ceja.eu

EUROMONTANA

Associação Europeia de Áreas Montanhosas

EUROMONTANA é uma organização europeia para a cooperação das regiões de montanha, na qual se encontram reunidos representantes nacionais e regionais das áreas de montanha: organizações sócio profissionais (especialmente agrícolas), associações, coletividades territoriais, institutos de desenvolvimento, centros de investigação e organizações europeias.

Objetivos da EUROMONTANA

 

O que faz a EUROMONTANA?

  • Representação das comunidades de montanha através do contacto regular com instituições Europeias, governos nacionais e organizações intergovernamentais envolvidas na governança ao nível do maciço; através da elaboração de propostas construtivas durante a revisão de políticas europeias que tenham impacto nas áreas de montanha e pela elaboração destas propostas com todos os membros de modo a se tornarem mais representativos e fortes;
  • Promover as potencialidades das áreas de montanha e o valor acrescentado para o investimento que assume diferentes naturezas:
  • Organizar eventos (conferências, seminários, reuniões, convenções, etc.) e publicação de artigos e relatórios;
  • Promover a cooperação entre as populações de montanha através do desenvolvimento e gestão de projetos Europeus (pesquisa, cooperação territorial, formação/ intercâmbio, etc.);
  • Desenvolver e participar em estudos que possam enriquecer o conhecimento coletivo sobre a situação das áreas de montanha e as orientações a seguir para o seu desenvolvimento sustentável.

Conheça o trabalho da EUROMONTANA

Saiba mais em: www.euromontana.org