Mensagem do Presidente

Atualizamos o site da AJAP num momento particularmente difícil para Portugal e para o Mundo, estamos sob uma guerra em que conhecemos pouco as armas do inimigo.

A Covid-19 vai deixar o mundo diferente, economias mais fragilizadas, mais desemprego e um aumento generalizado da pobreza. Contudo, reanima a natureza, a fauna e flora conhecem novos dias, as águas estão a ficar mais limpas, os ecossistemas no seu todo agradecem a forte diminuição da poluição que se está a verificar à escala mundial. As trocas comerciais de produtos agrícolas diminuíram e a agricultura por país ganhou terreno, o denominado autoaprovisionamento de produtos alimentares e transformados é agora uma defesa estratégica para os estados mais nutridos e melhor posicionados.

Portugal e a Europa não podem nem devem, num futuro próximo, deixar de continuar a ser solidários com os seus agricultores e suas organizações. Esta atividade económica torna-se cada vez mais crucial numa União quase presa por um fio.

A AJAP é uma pequena gota neste enorme oceano de mudanças, mas assume as suas responsabilidades com os Jovens Agricultores e uma franja cada vez maior de Agricultores em Portugal.

Com o Grupo Crédito Agrícola, a AJAP vai lançar muito em breve o “Cartão Vantagem JER”- um cartão de crédito associado a vantagens introduzidas pelo Crédito Agrícola e outras da AJAP. Importa destacar que além destas vantagens, a Globalcoop – Cooperativa Agrícola Transnacional Crl, com origem e participada pela AJAP, irá muito em breve também associar-se ao Cartão JER através da criação de duas plataformas digitais que visam simplificar a vida aos agricultores e consumidores. O modelo em desenvolvimento consiste em colocar à disposição dos agricultores e consumidores duas plataformas: uma destinada à aquisição de fatores de produção e outra à comercialização das produções dos nossos produtores.

Juntos vamos conseguir.

Eduardo Almendra
Presidente da Direção da AJAP