SNIRA

Sistema Nacional de Informação e Registo Animal

A AJAP atrav√©s do protocolo com o IFAP, colabora desde o ano de 2002 na manuten√ß√£o da Base de Dados do¬†SNIRA (Sistema Nacional de Informa√ß√£o e Registo Animal)¬†‚Äď registo na base de dados, das ocorr√™ncias relativas aos animais que integram uma explora√ß√£o pecu√°ria e das movimenta√ß√Ķes dos mesmos para e a partir desta.

O Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA) estabelece as regras para a identificação, registo e circulação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina, suína, aves, coelhos e outras espécies pecuárias, sendo ainda aplicável aos equídeos. 

Para identificação, registo e circulação de bovinos

https://www.ifap.pt/web/guest/snira-bov-regras

Para identificação, registo e circulação de ovinos e CAPRINOS

https://www.ifap.pt/web/guest/snira-ovcap-regras

Para identificação, registo e circulação de suínos

https://www.ifap.pt/web/guest/snira-suinos-regras

Para atualiza√ß√£o do¬†SNIRA, a AJAP disp√Ķe de v√°rias Salas de Atendimento, estrategicamente distribu√≠das de norte a sul do Pa√≠s, pretendendo-se assim levar este servi√ßo junto dos nossos associados e produtores em geral.

Com este serviço a AJAP coloca assim à sua disposição todo o apoio técnico de forma a poder ajudá-lo a manter atualizados os seus elementos na base de dados do SNIRA.

 

SALAS DE ATENDIMENTO

A AJAP disp√Ķe de v√°rias Salas de Atendimento, como j√° referido, estrategicamente distribu√≠das de norte a sul do Pa√≠s, que rececionam as informa√ß√Ķes concernentes √† identifica√ß√£o, registo e comunica√ß√Ķes relativas aos animais em causa e onde poder√° obter todo o apoio t√©cnico inerente ao funcionamento do sistema, solicitar a emiss√£o de Passaportes, assim como consultar todos os dados referentes ao seu efetivo e solicitar a resolu√ß√£o de situa√ß√Ķes irregulares.

N√£o dever√° esquecer que a atualiza√ß√£o de todas as informa√ß√Ķes referentes ao seu efetivo e √† sua explora√ß√£o √© de car√°cter obrigat√≥rio.

Ao prestar este servi√ßo a AJAP tem a possibilidade de, em conjunto com criadores, organiza√ß√Ķes e entidades oficiais, contribuir para o bom funcionamento do¬†SNIRA.

https://www.ifap.pt/snira-sistema-nacional-de-informacao-e-registo-animal