Portugal defende financiamento europeu para a água destinada à agricultura em reunião em Chipre

Ministro da Agricultura e Pescas participou em reunião do MED9 dedicada ao impacto da seca.

Entre 1 e 3 de setembro, os Ministros da Agricultura dos Países Mediterrânicos (MED9), Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália, Malta e Portugal, reuniram com o intuito de discutir estratégias para enfrentar os principais desafios relacionados com a escassez de água na região do Mediterrâneo.
De Norte a Sul, Portugal tem sido afetado por secas severas e prolongadas que se tornaram mais frequentes nos últimos anos.
Na reunião, o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, realçou a importância estratégica da água para o desenvolvimento da agricultura em Portugal. Lembrou que o financiamento para o armazenamento e a distribuição eficiente de água para a agricultura e para o consumo humano é uma prioridade para o Governo, que vê o financiamento europeu como uma alavanca fundamental para alcançar este objetivo.
Recorde-se que, em Portugal, o Governo lançou recentemente a iniciativa “Água que Une”. Esta iniciativa vai definir a partir de 2025 um cronograma de investimentos com o objetivo de se construir uma rede interligada para armazenar e distribuir água de forma eficiente para a agricultura e para o consumo humano.