Chama-se #PlantHealth4Life e acaba de ser lançada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a Comissão Europeia e 22 países europeus.
A campanha pretende sensibilizar para as profundas ligações entre a fitossanidade e a nossa vida quotidiana, estimulando a ação dos cidadãos para proteger a saúde das plantas.
As plantas constituem 80 % dos alimentos que consumimos e limpam o ar que respiramos. Mas isto não é tudo: as plantas saudáveis significam um bom rendimento agrícola, com impacto na disponibilidade de alimentos e nos seus preços para os consumidores. As alterações climáticas e as atividades humanas, como o comércio e as viagens, colocam as plantas sob forte pressão; a propagação de pragas e doenças das plantas pode ter consequências económicas, sociais e ambientais devastadoras. Um bom exemplo é o míldio da batata, que, em meados do século XIX, levou a uma perda devastadora de colheitas, o que constituiu um fator-chave para a fome da batata na Irlanda.
Nesse sentido, “muitos cidadãos europeus ainda não estão suficientemente sensibilizados para a importância da fitossanidade. A campanha #PlantHealth4Life tem como objetivo aumentar a consciência coletiva sobre os riscos para a saúde das plantas e sobre o papel que cada um de nós tem de desempenhar para as proteger”, lê-se no site oficial da #PlantHealth4Life.
Em Portugal, a campanha é liderada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.