Decisão tomada a 2 de maio.
A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou por unanimidade, no passado dia 2 de maio, uma resolução em que declara 2026 como o Ano Internacional da Mulher na Agricultura.
A celebração do ano internacional servirá de plataforma para a promoção de políticas e ações eficazes contra as barreiras e desafios que as mulheres enfrentam nos sistemas agroalimentares, bem como para promover a igualdade de género e o empoderamento de todas as mulheres na agricultura.
De acordo com o relatório de 2023 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) – “The Status of Women in Agrifood Systems” -, as mulheres enfrentam discriminação significativa, nomeadamente desafios na posse da terra e meios de produção, no acesso a empregos seguros e de qualidade, na remuneração equitativa, na participação nos processos de tomada de decisão e no acesso ao crédito e serviços financeiros.
Recorde-se que a AJAP integra o projeto Equal Rural, que se centra precisamente na importância das mulheres no setor agrícola e tem como foco promover a sua participação e representação em todos os postos do setor.