Diana Valente, da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, participou na manhã desta quinta-feira, no seminário dedicado ao tema da ‘Transição Energética na Agricultura’, que tem lugar durante todo o dia no auditório principal da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).
‘Políticas para a Transição Energética na Agricultura’ e ‘Oportunidades na Transição Energética na Agricultura’ são os temas em discussão.
A Jovem Agricultora Diana Valente, em representação da AJAP, abordou a temática do ponto de vista dos ‘Jovens Agricultores e dos custos de energia’, analisando a questão da descarbonização do setor, a importância de alcançarmos a neutralidade climática no contexto da União Europeia bem como a realidade dos consumos de energia na Agricultura e os seus impactos económicos.
Entre algumas das soluções que impactam nessa redução de custos, lembrou Diana Valente, destaque para o uso de equipamentos mais eficientes bem como, por exemplo, uma melhor gestão da irrigação, com a adoção de práticas sustentáveis e o uso das energias renováveis nas explorações.
Sob organização da ESAC, do INESC Coimbra – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e do Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, este seminário é dinamizado no contexto do projeto AgriFLEX e o seu programa estende-se por todo o dia de hoje, com vários painéis de relevo sobre a Iniciativa Emblemática 11 – Transição agro energética.
Recorde-se que, na última edição da Revista ‘Jovens Agricultores’, da AJAP, o tema central do Dossier foi precisamente a Transição Energética na Agricultura. Aceda aqui. No âmbito deste trabalho, demos precisamente destaque ao projeto ‘AgriFLEX’.