Nazaré: AJAP termina 2023 a celebrar os 40 anos

Em 2023, a AJAP celebrou 40 anos. Quatro décadas depois, além de ter reforçado a sua missão de defesa dos Jovens Agricultores (JA), a nível nacional e além-fronteiras, a AJAP presta atualmente um vasto conjunto de serviços ao setor. A última iniciativa alusiva às comemorações do aniversário da AJAP aconteceu a 11 de dezembro, num almoço simbólico, na Nazaré, que reuniu alguns convidados e a estrutura interna da AJAP. Obrigado a todos quantos contribuíram para esta história e a todos os que a continuam a escrever. 

A AJAP foi fundada em 1983, com o objetivo de representar os JA portugueses, sendo uma organização privada sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de utilidade pública e com o estatuto de ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e membro do Conselho Económico e Social (CES).

Representa, a nível nacional e internacional, os JA portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, e representa também outros agricultores nas diferentes regiões do País.

A AJAP tem uma ação dinâmica de norte a sul do País, contribuindo para a modernização da Agricultura e atuando em permanência contra a desertificação que atinge muitas regiões portuguesas.

Com o objetivo de se desenvolver e de se manter próxima das realidades locais, a Associação tem várias delegações em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento dos territórios rurais e representa 13 mil agricultores associados.

Na Europa, a AJAP integra o CEJA – Conselho Europeu de Jovens Agricultores, e a Euromontana, a única instituição portuguesa que defende, a nível europeu, a agricultura de montanha. Recorde-se que o CEJA representa cerca de 2 milhões de JA em toda a União Europeia (UE).

A AJAP tem parcerias com várias organizações dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a saber, Angola, Moçambique, Brasil e São Tomé e Príncipe e é organização membro do CE – CPLP (Confederação Empresarial de Países de Língua Oficial Portuguesa).

40 anos depois…

Passadas quatro décadas, a AJAP continua a prestar um vasto conjunto de serviços à agricultura nacional, a par de uma intensa atividade ao nível da cooperação, da internacionalização e da promoção de relações internacionais.

O empenho da AJAP no trabalho que desenvolve diariamente é o reflexo de uma vontade intrínseca de todos quantos colaboram connosco, para a melhoria das condições da qualidade de vida dos JA, do JER e de todos quantos vivem no Mundo Rural.

Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, e Samuel Pereira, Diretor da AJAP.