Próximo workshop ‘EQUAL RURAL’ a 2 de novembro

A convidada deste workshop é Bárbara Monteiro, empreendedora e produtora na Mainova, marca portuguesa de vinhos e azeites, na Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, Arraiolos, Alentejo.

Evento decorre a 2 de novembro, às 15h30, em formato online. A AJAP integra o projeto EQUAL RURAL, em parceria com a INOVTERRA, cujo objetivo é a promoção do papel da mulher na agricultura e enquanto empresária agrícola.

Para se inscrever no workshop, basta aceder ao link e inscrever-se. Em alternativa, pode enviar um email para: inovterrasocial@gmail.com

Bárbara Monteiro é a mais nova de três irmãs e, por isso, ouviu durante toda a sua vida, por vezes a contragosto, que era a “mainova”.

Em 2010 decidiu mudar radicalmente de vida quando o seu pai adquiriu a Herdade da Fonte Santa, no Vimieiro, Arraiolos.

Da comunicação para a agricultura, Bárbara agarrou o projeto familiar e deu-lhe uma nova estética e vida e é assim que nasce a Mainova, nome dado por ser a ‘Mainova’ da família e sempre reclamou com isso: herdava as roupas das irmãs e era sempre denominada pela ‘Mainova’, até na profissão que não sabiam explicar, a mais velha é pediatra, a do meio pediatra e a ‘Mainova’…

A ‘Mainova’, Bárbara Monteiro, é licenciada em Gestão de Marketing e Pós-Graduação em Marketing. E é ela a convidada do próximo workshop ‘Equal Rural’ a 2 de novembro.

Valorizar as mulheres do Mundo Rural

O Equal Rural é um projeto centrado nas mulheres no Setor Agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todo o setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).

Este projeto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade.

Depois, abrange também a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pela mulher no setor agrícola. E, por fim, incide na capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.

Este projeto será implementado a nível ibérico, em Portugal e Espanha, e funcionará como um projeto piloto passível de ser replicado para diferentes contextos europeus, onde o problema social também ocorra, com os devidos ajustes a cada contexto.

Mais informações sobre o projeto aqui: www.equalrural.com.