A AJAP integra o júri desta iniciativa que vai na sua 12.ª edição. Prémio reconhecido no setor, já distinguiu ao longo dos últimos 11 anos cerca de 150 projetos notáveis e inspiradores.
A edição de 2023 apresenta algumas alterações, aproximando o Prémio dos principais desafios do setor. As candidaturas decorrem até 31 de outubro e podem ser efetuadas aqui.
A reformulação das categorias a concurso estão organizadas em dois eixos principais: Sustentabilidade e Inovação.
Além disso, visa:
- Premiar empresas do setor que se tenham destacado na inovação, na sustentabilidade, no empreendedorismo, na criação de emprego, na responsabilidade social e no reforço da notoriedade de Portugal
- Premiar empresas que desenvolvem soluções inovadoras para a Agricultura e Agroindústria, Florestas e Pecuária, incluindo empresas de outros CAE
- Criar uma nova categoria especial, com objetivo de reconhecer entidades relevantes ou projetos que promovam a investigação, o conhecimento e o envolvimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, na procura das melhores soluções para o setor.
O Prémio Nacional de Agricultura 2023 é uma organização do BPI e da Cofina, com o Patrocínio do Ministério da Agricultura e o apoio da PwC.
A AJAP é uma das entidades que integra o júri do Prémio.