O Agricultural Outlook 2024-2033 da OCDE-FAO fornece uma avaliação consensual das perspetivas a dez anos para os mercados de produtos agrícolas e pescado.
Esta edição do Outlook revela tendências importantes. As economias emergentes serão fundamentais para moldar o panorama agrícola mundial, prevendo-se que a Índia ultrapasse a China como principal ator. No entanto, prevê-se que o crescimento do consumo de calorias nos países de baixo rendimento seja de apenas 4%.
Estima-se que a intensidade global de gases com efeito de estufa da agricultura diminua, embora as emissões diretas da agricultura aumentem provavelmente 5%. No entanto, se a perda e o desperdício de alimentos pudessem ser reduzidos para metade, seria possível reduzir as emissões globais de gases com efeito de estufa provenientes da agricultura em 4% e o número de pessoas subnutridas em 153 milhões até 2030.
O documento dá ainda conta de que o bom funcionamento dos mercados internacionais de produtos agrícolas de base continuará a ser vital para a segurança alimentar mundial e para os meios de subsistência rurais. A evolução prevista deverá manter os preços de referência internacionais reais numa tendência ligeiramente decrescente nos próximos dez anos, embora fatores ambientais, sociais, geopolíticos e económicos possam alterar significativamente estas projeções.
Aceda aqui ao relatório.