Evento anual junta produtores, consumidores, investidores, empresas, startups, empreendedores e investigadores a trabalhar na área agroalimentar.
O objetivo passa por criar uma comunidade que trabalhe em conjunto para atingir grandes feitos na área agroalimentar e avançar em temas como agricultura sustentável, economia circular, capital natural, alimentação e nutrição sustentáveis.
O i-Danha Food Lab irá decorrer nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na aldeia Monsanto, considerada a “aldeia mais portuguesa em Portugal”.
Ao longo das suas 4 edições, este evento contou com a participação de 780 participantes, 182 empresas, e 70 oradores nacionais e internacionais.
Este ano conta também com a presença da Academia na primeira Mini-conferência i-Danha Food Lab, onde professores irão mostrar os resultados da sua investigação nos temas: agricultura sustentável, economia circular, capital natural, alimentação e nutrição sustentáveis.
O programa conta com a partida de Lisboa no comboio da inovação, no dia 17 de novembro, ao longo do rio Tejo, até Idanha-a-Nova.
Na chegada a Monsanto, decorre a sessão de boas-vindas e a sessão de abertura sobre o papel das zonas rurais na resposta aos desafios do agroalimentar e ainda a apresentação de projetos inovadores no setor agroalimentar.
No dia 18 irão ter lugar várias mesas redondas onde serão discutidos os seguintes temas:
- Do desperdício à riqueza: explorando o elo da valorização agroalimentar
- Sementes da sustentabilidade: como o património agrícola molda o desenvolvimento regional
- Da visão à realidade: alcançar os objetivos da agricultura europeia
- Alimentar os sistemas alimentares para um futuro mais saudável
No dia 19 de novembro realiza-se uma visita de campo e a viagem de regresso a Lisboa.
A agenda preliminar do evento encontra-se aqui e poderá registar-se aqui.
O i-Danha Food Lab é um evento organizado pela BGI e Food4Sustainability CoLAB (parceiro da AJAP em vários projetos), com o patrocínio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.