As candidaturas ao programa ‘Floresta Ativa’ do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Fundo Ambiental abriram a 2 de junho. Prazo termina a 1 de agosto, às 18h00.

A dotação do Anúncio é de quatro milhões de euros, a atribuir aos beneficiários e às entidades proponentes, em função da área (hectares) a intervencionar. É concedido um apoio financeiro de: 650€ (seiscentos e cinquenta euros), por hectare de intervenção elegível, para candidaturas individuais; 800€ (oitocentos euros), por hectare de intervenção elegível, para candidaturas coletivas.
Podem beneficiar do presente regime de apoio, como beneficiários, as pessoas singulares que comprovem a qualidade de titular de qualquer direito que lhes confira a faculdade de realizar as intervenções nos espaços florestais referidos na alínea a) do ponto 7.1 do Anúncio, incluindo os seus proprietários ou com proprietários, arrendatários ou outros usufrutuários.
São elegíveis as seguintes intervenções:
- Gestão de combustíveis, através do controlo da vegetação espontânea, nos estratos herbáceo e arbustivo;
- Redução da densidade dos povoamentos ou cortes seletivos para criar descontinuidades nos materiais combustíveis;
- Podas de formação e desramações necessárias à manutenção dos povoamentos;
- Aproveitamento da regeneração natural;
- Controlo e remoção de espécies invasoras lenhosas.
Para efetuar a sua candidatura, contacte a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal pelos canais habituais:
Telefone: 21 324 49 70 | E-mail: ajap@ajap.pt
Saiba mais aqui.