Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) está em Moçambique, onde tem reunido com várias entidades e dirigentes do setor agrícola e visitado algumas instituições de ensino.
Nos dias 17 e 18 de maio, Firmino Cordeiro está no distrito de Rapale, província de Nampula, com vários momentos na agenda, entre eles, uma palestra e visitas ao terreno.
Esta quarta-feira, 17 de maio, estão previstas várias visitas de campo e reuniões, sendo que amanhã, 18 de maio, o Diretor-Geral da AJAP será orador numa conferência, que decorre durante a manhã, no campus Universitário de Namaita, distrito de Rapale.
O tema da palestra é ‘Mudanças climáticas, tendências da desertificação dos solos agrícolas e o papel dos Jovens nos territórios rurais no Mundo e em Moçambique em particular’.
A moderação está a cargo de Eduardo Hélder Horácio, Diretor Adjunto de Pesquisa, Publicação e Extensão e Inovação da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias (FCAA), sedeada em Nampula.
Recorde-se que a AJAP tem uma representação permanente em Moçambique onde tem implementado um ambicioso programa de instalação de Jovens Agricultores no país e desenvolve um trabalho direto junto da comunidade agrícola, através de uma equipa permanente.