O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou o Boletim Mensal do setor, referente ao mês de fevereiro.

Segundo o documento, as previsões agrícolas, em 31 de janeiro, apontam para a conclusão das sementeiras dos cereais para grão de outono/inverno em boas condições, devendo a área decrescer, face à campanha anterior.
A produção de azeitona deverá aumentar 15%, devido essencialmente à entrada em produção de novos olivais, principalmente no Alentejo. De referir que também em Trás-os-Montes a produção de azeitona foi consideravelmente superior à da campanha passada.
Em janeiro de 2025, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas no azeite (-52,2%), hortícolas frescos (-27,0%), frutos (-14,4%), ovinos e caprinos (+15,3%), bovinos (+15,1%) e batata (+14,8%).
Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos frutos (-14,6%), azeite a granel (-9,2%) e hortícolas frescos (+8,3%).
Em dezembro de 2024, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou um acréscimo de 0,1% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) registou uma variação positiva de 4,2%.
Relativamente ao mês anterior, verificou-se um aumento de 0,3% na variação do índice de preços de bens e serviços de consumo corrente enquanto que, no índice de preços de bens e serviços de investimento, se observou um subida de 0,1%.
Aceda ao documento aqui.