AJAP organiza Fórum Agro-Alimentar em São Tomé e Príncipe

Evento decorreu esta sexta-feira, 4 de julho, no hotel Omali, em São Tomé e Príncipe.

Paulo Portas durante a sua intervenção

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, considerando o interesse manifestado pelos associados em dar a conhecer internacionalmente o que de melhor se faz em Portugal, tem em curso o projeto desenvolvido sob o lema ‘Portugal Gourmet’.

A iniciativa visa promover produtos nacionais de qualidade e referência, concebidos segundo critérios de certificação, tendo por base cultura e tradição, nomeadamente Azeite, Queijo, Vinho, Enchidos e Frutos de Casca Rija, reforçando desta forma, a competitividade do setor agroalimentar, contribuindo para a convergência dos territórios Norte, Centro e Alentejo.

O mais recente evento a 4 de julho, no hotel Omali, em São Tomé e Príncipe e contou, na sessão de abertura, com as intervenções de Luís Leandro da Silva, embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe e Henrique Silvestre Ferreira, presidente da AJAP.

Rui Rio foi uma das personalidades convidadas

Para abordar a importância da promoção dos produtos portugueses e a campanha ‘Go to Market – São Tomé e Príncipe’ marcaram presença como convidados e intervenções principais Duarte Cordeiro, ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática, Rui Rio, ex-presidente da Câmara do Porto e antigo presidente do PSD, e Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros.

Filipe Nascimento, presidente do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Nilda Borges da Mata, ministra do Ambiente, Juventude e Turismo Sustentável e Firmino Cordeiro, diretor-geral da AJAP encerraram a iniciativa.

Recorde-se que o objetivo da Campanha ‘Portugal Gourmet’ consiste na promoção internacional dos produtos agroalimentares já referidos, produzidos por Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais, com a finalidade de fomentar o aumento das exportações, através de ações de promoção da oferta nacional no mercado externo.

Duarte Cordeiro também participou no Fórum Agro-Alimentar em São Tomé e Príncipe