Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, marcou presença no seminário final do projeto ‘Equal Rural’, que decorre hoje e amanhã, em Tarouca, distrito de Viseu. O responsável da AJAP abordou a participação da associação neste projeto, em parceria com a Associação Inovterra, cujo objetivo é a promoção do papel da mulher na agricultura e enquanto empresária agrícola.
Na sua intervenção, Firmino Cordeiro salientou as assimetrias do território e a importância do ‘Equal Rural’ para inverter a realidade do abandono e a desertificação do País e o papel que tem na atração de mais Jovens Agricultores e pessoas ao Interior.
O responsável vincou ainda a necessidade de manter vivos estes territórios, “riquíssimos a vários níveis, desde a agricultura, ao agroalimentar com produtos endógenos de excelência e com agentes que impulsionam as economias locais diariamente e ajudam as populações”.
Veja aqui os vídeos da sessão.
Recorde-se que o Equal Rural é um projeto centrado nas mulheres no Setor Agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todo o setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).
O projeto abrange, entre outros objetivos, a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pela mulher no setor agrícola. E, por fim, incide na capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.
Este projeto está a ser implementado a nível ibérico, em Portugal e Espanha, e funciona como um projeto-piloto passível de ser replicado para diferentes contextos europeus, onde o problema social também ocorra, com os devidos ajustes a cada contexto.
Mais informações sobre o projeto aqui: www.equalrural.com.