Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, participou na conferência que decorreu na manhã desta sexta-feira, 13 de outubro, na Torre do Tombo, em Lisboa. Em análise, ‘A Responsabilidade social dos beneficiários na prevenção de fraude – burocracia versus simplificação no contexto de fraude’.
O ‘Think Tank – iniciativa Antifraude’ (através da Procuradoria-Geral da República no Ministério Público), que visa a boa utilização dos recursos financeiros da UE, organizou este evento de divulgação dos projetos desenvolvidos, este ano subordinado ao tema ‘A Responsabilidade social dos beneficiários na prevenção de fraude – burocracia versus simplificação no contexto de fraude’.
Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, foi um dos convidados do painel que debateu os temas ‘Planeamento dos Avisos’, ‘Transparência na avaliação das candidaturas’ e ‘Simplificação da linguagem e dos processos’.
O ‘Think Tank’ no combate à fraude com fundos europeus
O ‘Think Tank’ é a iniciativa Antifraude, que visa a boa utilização dos recursos financeiros da União Europeia, através da Procuradoria-Geral da República no Ministério Público.
É constituído por um grupo de reflexão multidisciplinar, que identifica as áreas de elevado risco de comportamentos fraudulentos e avalia os contributos para a definição de estratégias de prevenção e combate a fraudes na utilização dos Fundos Europeus.
Trata-se de um mecanismo criado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e acolhido pela Procuradoria-Geral da República (PGR), tendo por objetivo identificar áreas de elevado risco de comportamentos fraudulentos, linhas orientadoras de prevenção de fraude na gestão e controlo de fundos europeus e metodologias de ação ajustadas a comportamentos fraudulentos identificados.