AJAP na 40.ª da Ovibeja

Certame começou a 30 de abril e decorre até 5 de maio.

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal marca presença na Ovibeja com stand próprio e durante os primeiros dias contou com diversas personalidades que nos visitaram. Entre elas, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho e o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.

Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, participou esta quinta-feira, dia 2 de maio, numa conferência dedicada ao Associativismo Agrícola, tema central da 40.ª edição da Ovibeja. No evento participaram várias confederações onde se debateu o tema e os desafios do setor.

A feira conta com exposição e venda de produtos agroalimentares, artesanato, máquinas e equipamentos agrícolas até aos mais diversos serviços, uma grande exposição pecuária, com cerca de 400 animais, fundamentalmente de raças autóctones.

Em foco vão estar ainda provas hípicas, provas com cães, concursos de ovinos (raças Campaniça, Merina Branca e Merina Preta) e suínos de Raça Alentejana.

Esta edição da Ovibeja retoma a iniciativa da Região Convidada que este ano vai ser o Concelho do Fundão. Entre outras ações previstas no âmbito da partilha de conhecimento, um dos destaques vai para a conferência organizada pela ACOS sobre Integração de migrantes no Baixo Alentejo. Além de outros convidados para refletir sobre esta temática de grande relevo na atualidade, contam-se a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS.

No que diz respeito ao ramo alimentar presente na Ovibeja, um dos destaques vai para o Pavilhão Sabor Alentejo que faz apelo a todos os sentidos, com uma completa panóplia de produtos agroalimentares de qualidade superior, desde queijos e enchidos, vinho, azeite, pão, mel, doces, chocolates. O evento conta ainda com mais de uma dezena de restaurantes de carnes certificadas, vários quiosques de comes e bebes e diversos espaços de Street Food.

Para o Campo da Feira estão a decorrer demonstrações de novas tecnologias associadas à Inteligência Artificial, como tripulação de drones e outros equipamentos, assim como colóquios sobre temas da atualidade. Este espaço vai contar com a presença e participação de vários centros de competências (que baseiam a sua atividade em projetos de investigação e conhecimento) de que a ACOS faz parte, alguns deles desde a sua fundação. Também o Município do Fundão vai evidenciar o projeto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.