A Escola Superior Agrária de Viseu na Era Digital

A Escola Superior Agrária (ESAV) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) completa, este ano, 30 anos desde a sua criação. Localizada no coração da sub-região de Viseu Dão Lafões, tem cumprido, nestas décadas, um papel fundamental na formação de quadros superiores de referência, na investigação aplicada e na extensão rural e prestação de serviços à comunidade, focada nesta região geográfica, mas extensível a todo o território nacional.

Texto: Professor Doutor Helder Viana | Presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu

Neste período, foram muitos os desafios que se impuserem, dos quais se destacam, o êxodo da atividade rural e a baixa procura de cursos de cariz agrário pelos estudantes.

Como Escola dinâmica e atualizada, a ESAV está em constante adaptação, qualificando os seus recursos humanos, docentes e não docentes, integrando redes de cooperação com as mais prestigiadas Unidades de Ensino e Investigação, nacionais e internacionais, e adequando a sua oferta de ensino aos contextos modernos, adequados ao mercado de trabalho.

A ESAV tem um papel de relevo na transferência de conhecimento em diversas áreas do saber, com formações atrativas, que compreendem 7 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) em Agricultura Biológica, Gastronomia Turismo e Bem-Estar; Produção Animal; Proteção Civil; Viticultura e Enologia; Florestas e Interpretação da Natureza e Viticultura e Fruticultura; cinco licenciaturas em Engenharia Agronómica; Engenharia Alimentar; Engenharia Zootécnica, Enfermagem Veterinária e Biotecnologia; e quatro mestrados em Qualidade e Tecnologia Alimentar, Tecnologias da Produção Animal, Enfermagem Veterinária e Animais de Companhia e Engenharia Agronómica. Integra a Universidade Europeia EUNICE, que junta mais nove universidades de diferentes países e oferece dois Blended Intensive Programmes (BIPs), no âmbito do Programa Erasmus +; cursos de Pós-Graduação, de especialização e de curta duração.

Como prova do nosso ensino de vanguarda, seremos pioneiros, no universo do Ensino Politécnico, a conferir o grau de Doutor, uma vez que vimos aprovado o Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, em parceria com outros Politécnicos, que permitirá uma oferta formativa de grau superior diferenciada, e assente numa matriz de investigação prática, junto do tecido empresarial.

Num mundo onde a transição digital se impõe, a ESAV caminha para o avanço tecnológico, com a integração digital nos seus currículos e está a adaptar-se com novas formações de futuro, reforçando a sua missão de Pólo dinamizador da região.

O desiderato de continuar a fazer mais e melhor, na investigação, experimentação, inovação e ensino de excelência, com consciência ecológica e adaptados à Era Digital, é o nosso compromisso.

Nota: Artigo publicado na edição n.º 139 da Revista Jovens Agricultores da AJAP. A sua reprodução, parcial ou na íntegra, está sujeita a autorização da AJAP.