Em 2023, a produção agrícola total da União Europeia (UE) foi avaliada em 537 mil milhões de euros.

Os dados mostram que cinco regiões da UE, classificadas no nível 2 da nomenclatura das unidades territoriais para fins estatísticos (NUTS 2), têm um valor total da produção agrícola superior a 9 mil milhões de euros.
O valor mais elevado da produção registou-se na Andaluzia, Espanha (16 mil milhões de euros), seguida da Bretanha, em França (11 mil milhões de euros), Weser-Ems, na Alemanha, e Lombardia, em Itália (9,8 mil milhões de euros cada), e Pays de la Loire, em França (9,3 mil milhões de euros).
Esta informação consta dos dados regionais sobre as contas económicas da agricultura a preços correntes publicados pelo Eurostat.
A produção hortícola e de produtos hortícolas varia entre as regiões
No total da produção agrícola da UE, o valor dos produtos hortícolas foi de 71,5 mil milhões de euros em 2023. Este foi o valor mais elevado de todos os produtos agrícolas e representou 13,3 % do total geral.
Entre as regiões da UE, o valor da produção de produtos hortícolas e hortícolas em 2023 foi mais elevado na Andaluzia, Espanha (5,2 mil milhões de euros) e na Holanda do Sul, Países Baixos (5,0 mil milhões de euros).
Seguiram-se a Apúlia e a Campânia, em Itália, e o Brabante do Norte, nos Países Baixos, cada uma com uma produção no valor de 1,8 mil milhões de euros. No total, 14 regiões da UE geraram valores de produção de produtos hortícolas e hortícolas superiores a 1000 milhões de euros: 5 em Itália, 5 nos Países Baixos e 4 em Espanha.