A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) e a Associação de Fomento do Pequeno Agricultor Comercialmente Conectado (AFPACC), com sede em Moçambique, firmaram um protocolo de colaboração, no final de abril, em Maputo.
O principal objetivo desta parceria passa por desenvolver e implementar programas de formação de Jovens Agricultores Comerciais (JAC) moçambicanos tendo em vista melhorar a produtividade agrícola sem prejuízo da sustentabilidade ambiental, em Moçambique.
Além disso, no âmbito da parceria, ambas as associações irão cooperar na conceção e implementação de programas de formação adaptados às necessidades dos JAC moçambicanos, incorporando boas práticas de agricultura sustentável e utilizando metodologias apropriadas, como workshops, demonstrações práticas e sessões interativas e fornecendo materiais de formação, ferramentas e recursos necessários para a aprendizagem e desenvolvimento de competências.
Destaque também para programas de formação conjuntos entre as duas associações, estágios de capacitação, partilha de conhecimentos entre os membros das equipas da AJAP e AFPACC em áreas agronómicas, gestão de projetos e outras.
Nota: artigo publicado na edição n.º 138 da Revista ‘Jovens Agricultores’, da AJAP. A sua reprodução, parcial ou na íntegra, requer autorização prévia da AJAP.