Candidaturas abertas para pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular no território do GAL CORANE

A intervenção conta com uma dotação de cerca de 290 mil euros e apoia a criação ou modernização de unidades de transformação de produtos agrícolas, bioeconomia e economia circular nos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais. As candidaturas decorrem até 30 de outubro.

Estão abertas as candidaturas à intervenção D.1.1.1.2 – Pequenos Investimentos na Bioeconomia e Economia Circular, no território do GAL CORANE, com uma dotação orçamental de 290.108,94 euros.

O período de candidaturas decorre até 30 de outubro de 2026 e abrange os concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais.

Apoio de 50% para investimentos até 250 mil euros

Podem beneficiar deste apoio pessoas singulares ou coletivas que se dediquem à transformação de produtos agrícolas, à bioeconomia e à economia circular.

São elegíveis investimentos destinados à criação ou modernização de unidades de transformação de produtos agrícolas, bem como de unidades relacionadas com a bioeconomia e a economia circular.

A taxa de apoio é de 50% para investimentos superiores a 10.000 euros e até 250.000 euros, aplicando-se igualmente aos investimentos que contribuam para a melhoria do desempenho ambiental.

Inovação, produtos certificados e criação de emprego valorizados

Na avaliação das candidaturas são considerados diferentes critérios relacionados com a estratégia de desenvolvimento local e com o contributo dos projetos para a valorização económica e ambiental do território.

Entre os fatores valorizados encontram-se a transformação de produtos certificados, a inovação, os investimentos em energias renováveis, a integração em redes de comercialização e a criação líquida de postos de trabalho.

São também considerados aspetos como a maturidade dos projetos e a integração dos beneficiários em organizações de produtores, agrupamentos multiprodutos reconhecidos ou cooperativas agrícolas credenciadas.

Candidaturas até 30 de outubro

As candidaturas à intervenção D.1.1.1.2 – Pequenos Investimentos na Bioeconomia e Economia Circular no território do GAL CORANE podem ser apresentadas até 30 de outubro de 2026.

Para mais informações e apoio na preparação da candidatura, contacte a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal:

Telefone: 21 324 4970
Email: ajap@ajap.pt

Crédito da foto: Unsplash