Estão abertas, até ao dia 21 de setembro de 2026, as candidaturas ao aviso D.1.1.1.3 – Investimentos em diversificação, comércio e serviços associados, promovido no âmbito do GAL RibaLocal.

O apoio destina-se a incentivar investimentos que promovam a diversificação da atividade económica, reforcem o comércio e os serviços e contribuam para o desenvolvimento e dinamização dos territórios rurais do Ribatejo.
A área geográfica abrangida pelo aviso inclui os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã e Salvaterra de Magos.
A operação dispõe de uma dotação orçamental de 716.745,45 euros e destina-se a pessoas singulares ou coletivas, desde que se enquadrem na definição de Pequenas e Médias Empresas (PME), nos termos da Recomendação da Comissão 2003/361/CE.
Os apoios são concedidos sob a forma de reembolso dos custos elegíveis efetivamente incorridos e pagos pelo beneficiário ou através de custos unitários, de acordo com os valores publicados. Para investimentos superiores a 10.000 euros e iguais ou inferiores a 300.000 euros, a taxa de apoio é de 50%.
A seleção das candidaturas terá por base a Valia Global da Operação (VGO), que integra critérios relacionados com a Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), a eficiência na utilização de recursos e energias renováveis, a viabilidade económico-financeira do investimento e a existência de certificações de qualidade.
Entre os critérios de valorização destacam-se a localização da empresa na área de intervenção do GAL, a formação académica do promotor, a realização de investimentos em explorações agrícolas, a antiguidade da empresa, a identificação da atividade económica através do respetivo CAE, a aposta na eficiência energética e na utilização sustentável dos recursos, bem como a certificação da qualidade.
A AJAP relembra que esta medida constitui uma oportunidade para apoiar projetos que reforcem o empreendedorismo, promovam a criação de riqueza e emprego e contribuam para tornar os territórios rurais do Ribatejo mais competitivos, resilientes e atrativos.
Para mais informações ou apoio na preparação da candidatura, os interessados podem contactar a AJAP através do telefone 21 324 4970 ou do endereço eletrónico ajap@ajap.pt.
Crédito da foto: Pixabay