Concurso Rural Innovation Challenges: sessão na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promoveu a 12 de maio de 2026, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Concurso Rural Innovation Challenges, na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.

Sessão na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a 12 de maio de 2026.

A iniciativa contou com a presença do Diretor-Geral da AJAP, Firmino Cordeiro, e de vários responsáveis da Escola.

Na sessão estiveram alunos, que puderam perceber como se podem candidatar ao Concurso Rural Innovation Challenges.

O objetivo passa por incentivá-los a candidatarem-se com projetos/ideias de negócio que façam a diferença no desenvolvimento e impulso dos territórios rurais.

Recorde-se que o Concurso Rural Innovation Challenges, promovido em parceria com a Caja Rural del Sur (CRSUR) e a Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo (Agrimútuo), visa incentivar a inovação e o empreendedorismo, divulgar os territórios rurais e o seu potencial, e distinguir anualmente 12 projetos em quatro categorias distintas.

Sessão na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a 12 de maio de 2026.

O Rural Innovation Challenges (edição 2026) teve início em janeiro e termina com o evento gala AJAP Portugal Winners, no último trimestre de 2026. A “Volta a Portugal em defesa dos territórios rurais” tem com objetivo divulgar e dar a conhecer a futuros Jovens Agricultores (JA) e Jovens Empresários Rurais (JER), o que o País agrícola e rural tem para lhes oferecer, bem como divulgar e premiar os bons exemplos de JA e JER já instalados.

Através de um vasto conjunto de sessões públicas, o concurso Rural Innovation Challenges e a Gala AJAP Portugal Winners, pretendem dar voz mediática às diferentes potencialidades, oportunidades e desafios dos territórios rurais e contam com a presença de representantes das Juntas de Freguesia e das Câmaras Municipais, o objetivo é muito simples: incentivar os jovens a participar e a investir nestes territórios.

Este périplo de sessões múltiplas tem passado por várias instituições de ensino (profissional e académico) de norte a sul do país, para além de abordar as questões dos territórios rurais, também dá a conhecer os critérios de candidatura e escrutínio às quatro categorias (Jovem Agricultor, Jovem Empresário Rural, Jovem Talento Agro Rural e Academia Rural), que irá apurar os 12 vencedores anuais, três por cada categoria.

Saiba mais aqui.

Sessão na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, a 12 de maio de 2026.