SustainGrowth: sistema de certificação da produção nacional rumo à intensificação sustentável da agricultura

SustainGrowth tem como objetivo desenvolver um sistema de certificação de produção intensiva sustentável, adaptado às especificidades do tecido agrícola nacional e às condições edafoclimáticas do território.

Autores: Bruno Magalhães1*, Cristina Ascenso1, Livia Pian2, Maria do Carmo Martins3, José Costa Gomes4, João Mira5, José Silvestre6

A iniciativa foca-se em três contextos produtivos estratégicos: culturas protegidas no Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, olival e amendoal na área de influência de Alqueva e cultura do abacate no Algarve, alinhando-se com as orientações definidas na Resolução do Conselho de Ministros n.º 97/2021. O projeto visa promover os produtos agroalimentares portugueses e disponibilizar um sistema centralizado de indicadores de sustentabilidade, permitindo aos produtores avaliar e comparar o seu desempenho face às melhores práticas, estabelecer metas de melhoria contínua e reforçar a transparência na produção. Paralelamente, oferece à tutela pública uma base de informação mais robusta e fidedigna sobre a realidade produtiva e as condicionantes regionais, apoiando a definição de políticas agrícolas e ambientais baseadas em evidências.

O sistema SustainGrowth foi desenvolvido a partir de um estudo comparativo de referenciais e certificações de agricultura sustentável, com priorização de sistemas já utilizados por produtores nacionais. O sistema foi estruturado para abranger quatro dimensões principais: ambiental, económica, social e de governança. Foram estabelecidos 202 indicadores, com destaque para os indicadores ambientais com 94 e sociais com 69, contando as dimensões económica e de governança com 24 e 15, respetivamente. Definiram-se indicadores qualitativos, quantitativos e de recolha de dados, sendo que um dos elementos distintivos é a integração de indicadores de recolha de dados, que permite estabelecer parâmetros de referência e caraterizar culturas agrícolas com base em dados reais. A cada indicador foi atribuída uma pontuação baseada no seu contributo para a sustentabilidade, tendo sido também desenvolvidos indicadores específicos para culturas em ambiente protegido e para culturas ao ar livre. O SustainGrowth encontra-se em validação junto de parceiros agrícolas do projeto e associações de produtores, visando avaliar a sua pertinência para o setor agrícola nacional e maximizar as mais-valias decorrentes da aplicação deste sistema.

A avaliação dos indicadores é suportada pela plataforma digital interativa SustainGrowth (plataforma.sustaingrowth.pt) (Fig. 1), concebida como o núcleo operacional do sistema de certificação. Esta ferramenta online integra todo o processo, desde a recolha estruturada de dados sobre a exploração e a cultura em análise (módulo Perfil), até à resposta e processamento de indicadores quantitativos e qualitativos nas dimensões ambiental, social, económica e de governança (módulo Avaliação).

Figura 1. Página de entrada da plataforma SustainGrowth

1 ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 33, TagusPark, 2740-120 Porto Salvo
2 SFCoLAB – Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, Quinta da Almoínha, 2565-191 Dois Portos
3 COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, R. de Leiria, 2460-059 Alcobaça
4 EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A, Rua Zeca Afonso, 2, 7800-522 Beja
5 AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Rua D. Pedro V, 108 – 2.º Andar | 1269-128 Lisboa
6 INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., Polo de inovação de Dois Portos, Quinta da Almoínha, 2565-191 Dois Portos 

*brmagalhaes@isq.pt

Nota: artigo publicado na edição n.º 143 da Revista Jovens Agricultores, da AJAP. A sua reprodução, na íntegra ou parcial, requer a autorização prévia da AJAP.