Rio de Janeiro acolheu Fórum Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar

O Fórum – Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar, incluído na campanha ‘Portugal Gourmet’, promovido pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), realizou-se a 30 de março, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Brasil.

O Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, acolheu este Fórum centrado na Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar.

Em reflexão, as oportunidades e desafios da globalização e a importância da inovação e segurança alimentar.

Na sessão de abertura marcaram presença Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, António Montenegro Fiúza, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e a Embaixadora Gabriela Soares de Albergaria, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, durante a sua intervenção.

A debater o tema da Qualidade, Inovação e Segurança Agroalimentar, estiveram Paulo Portas, ex-Vice-Primeiro Ministro e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Pedro Siza Vieira, ex-Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Partner PLMJ Advogados e Miguel Poiares Maduro, ex-Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional e Professor Universitário.

Paulo Portas foi um dos oradores do evento, partilhando a sua visão sobre a internacionalização do agroalimentar nacional.
Pedro Siza Vieira, durante a sua intervenção.
Da esquerda para a direita: Henrique Silvestre, Vice-Presidente da AJAP, Paulo Portas, ex-vice primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia e Transição Digital, Gabriela Soares de Albergaria, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Miguel Poiares Maduro, ex-Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, e António Montenegro Fiúza, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.

A campanha ‘Portugal Gourmet’

A Campanha ‘Portugal Gourmet’, centrada nos mercados de Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe contempla ações de natureza distinta (workshops temáticos, prova/degustação, refeições moçambicanas, brasileiras e santomenses confecionadas com ingredientes portugueses) visando dar a conhecer a qualidade dos produtos tradicionais de Portugal, particularmente o azeite, os queijos, transformados de carne, frutos de casca rija e o mel.

Este Projeto de Internacionalização da AJAP, com o apoio do Portugal 2020, visa promover os produtos tradicionais de qualidade dos setores dos Laticínios, Transformados de Carne, Azeite, Frutos de Casca Rija e do Mel, produzidos por Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais das regiões Norte e Alentejo de Portugal.

Recorde-se que a estratégia de internacionalização definida pela AJAP consiste num conjunto de iniciativas de natureza vária, sendo de destacar as Campanhas de Promoção Portugal Gourmet a realizar em Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe ações promocionais em certames de referência no Brasil.

A Campanha ‘Portugal Gourmet’ terá o seu próximo Fórum a 23 de junho, em S. Tomé e Príncipe.