Dados referem-se a 2025 e foram publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A primeira estimativa das Contas Económicas da Agricultura para 2025 aponta para um decréscimo do Rendimento da atividade agrícola, em termos reais, por unidade de trabalho ano (-10,7%), situação que não ocorria desde 2022. Para esta evolução foi determinante o acentuado decréscimo dos Outros subsídios à produção (-34,3%). O Valor Acrescentado Bruto VAB deverá aumentar 1,2%, em termos nominais e decrescer 5,4%, em termos reais.
O INE divulga, neste destaque e em quadros de resultados em anexo, a primeira estimativa das Contas Económicas da Agricultura (CEA) para o ano de 2025. No portal do INE, na área de divulgação das Contas
Nacionais (secção das Contas Satélite), são disponibilizados quadros adicionais com informação mais detalhada para as CEA.
Em 2025, o Rendimento da atividade agrícola por unidade de trabalho ano (UTA), em termos reais, deverá registar um decréscimo de 10,7%, após dois anos com crescimentos significativos (17,3% em 2023 e 15,2% em 2024). Esta evolução é fortemente influenciada pela redução nominal dos Outros subsídios à produção (-34,3%), que regressam a níveis habituais após o pagamento de um montante elevado destas ajudas em 2024.
Por outro lado, estima-se que o VAB registe um aumento nominal (+1,2%), refletindo uma redução da produção (-0,4%), menos pronunciada que a verificada no consumo intermédio (-1,4%).
Aceda ao documento detalhado aqui.