Foi publicado, a 9 de junho, em Diário da República, a oficialização do Dia Nacional da Sustentabilidade que passará a ser celebrado, anualmente, no dia 25 de setembro.
Em todo o mundo, não existe um dia dedicado à Sustentabilidade: Portugal é, assim, o primeiro país a celebrar, oficialmente, o Dia Nacional da Sustentabilidade.
Garantir que a atividade humana preserva os recursos naturais e que a sua atividade tem o menor impacto possível nos ecossistemas e na biosfera, que as desigualdades sociais e de pobreza são combatidas e que o modelo de gestão corporativo segue elevados índices de ética, são o grande objetivo da sustentabilidade e um tema-chave para todas as empresas e para as suas estratégias a curto, médio e longo prazo.
Na Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, de 9 de junho, que institui o Dia Nacional da Sustentabilidade, pode ler-se: “a sustentabilidade é um desígnio global, mas exige sobretudo uma ação local. Sendo fundamental trazer para a agenda nacional o comprometimento que Portugal tem nesta matéria, é neste contexto que se institui o Dia Nacional da Sustentabilidade, uma iniciativa de vital relevância para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”.