Pedido Único 2026: campanha começa a 16 de fevereiro e decorre até 15 de maio

O período de apresentação das candidaturas Pedido Único (PU) para a Campanha 2026 decorrerá entre 16 de fevereiro e 15 de maio de 2026. 

Crédito da Foto: Pixabay (uso gratuito)

AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal conta com uma Rede de Gabinetes e entidades (associações e cooperativas), onde é possível efetuar a sua candidatura.

Contacte-nos:

Telefone: 21 324 49 70

Email: ajap@ajap.pt

Recorde-se que o PU consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária.

Segundo uma nota do IFAP, o PU “continua a ser um instrumento central de apoio à Agricultura, abrangendo 98 intervenções do Continente e da Madeira, representando um montante anual aproximado de 1,15 mil milhões de euros pagos, a cerca de 187 mil beneficiários”. A Campanha 2026 “assinala o arranque de um novo ciclo, com regras estabilizadas, parcelário atualizado e controlos concluídos, procurando evitar os constrangimentos registados em anos anteriores”.

Entre as principais novidades destacam-se a atualização do parcelário com imagens de 2025, a atribuição do Apoio ao Rendimento Base (A.1.1 ARB) a toda a área elegível sem dependência de direitos ao pagamento e a integração de dois novos apoios extraordinários: às áreas de baldio e aos animais para gestão da carga combustível, lê-se na mesma nota.

As candidaturas podem ser submetidas até 15 de maio sem penalizações, existindo um período adicional até 31 de maio com penalização de 1% por dia útil.