Os dados foram revelados pelo Eurostat.
As primeiras estimativas para 2024 indicam que o preço médio dos bens agrícolas (produção) na União Europeia (UE) diminuiu 2% em comparação com 2023, enquanto o preço médio dos bens e serviços consumidos na agricultura (fatores de produção) diminuiu 6%.
Esta descida dos preços agrícolas segue-se a aumentos acentuados em 2021 e 2022, bem como a um aumento modesto em 2023.
Em 2024, registaram-se variações significativas na evolução dos preços entre os diferentes produtos. Registaram-se aumentos acentuados para o azeite (+30%), a batata (incluindo a batata de semente) (+12%) e a fruta (+7%), bem como ligeiros aumentos para os bovinos (+2%) e o leite (+1%). Em contrapartida, registaram-se descidas para os cereais (-15%), os ovos (-8%), os suínos (-7%), as aves de capoeira (-6%) e os produtos hortícolas (-2%).
Entre os bens e serviços consumidos na agricultura, registaram-se aumentos moderados do preço das sementes e do material de plantação, bem como das despesas veterinárias (+3% cada).
Em contrapartida, os preços dos adubos e corretivos do solo (-18%), dos alimentos para animais (-11%) e dos lubrificantes energéticos (-8%) sofreram uma redução menos acentuada, tanto no caso dos produtos fitofarmacêuticos como dos pesticidas (-2%).