Foi inaugurado esta quinta-feira, 6 de abril, o Gabinete Agrícola de Sernancelhe, colmatando uma lacuna existente na região até agora.
Apadrinhado pelo Presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santiago e pelo Vice-Presidente, Carlos Santos, esta inauguração contou com o apoio da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
A cerimónia contou com várias dezenas de Jovens Agricultores, tendo sido proferidas palavras de ânimo e esperança direcionadas a uma região onde o setor continua vivo e dinâmico.
Daniel Lemos, empresário agrícola, irá liderar o Gabinete Agrícola de Sernancelhe, contando com uma vasta experiência no setor, para além do conhecimento académico que tem na área.
O Gabinete contará ainda com o serviço de uma colaboradora da região, a Eng.ª Isabel Pereira.
O espaço estará à disposição dos Agricultores e Jovens Agricultores diariamente e que precisem de ajuda para elaborar as suas candidaturas, efetuar os seus projetos de investimento e assistência técnica nas diferentes áreas agrícolas na região, a saber: a castanha, a maçã e algum efetivo pecuário.
Carlos Silva, edil de Sernancelhe, manifestou a disponibilidade da autarquia para tudo o que seja necessário e enalteceu a coragem de Daniel Lemos, “que desta forma colmata uma falha existente no concelho e na região envolvente”.
Daniel Lemos realçou que “este é um Gabinete de relativa importância para a terra da castanha e que visa apoiar e formar os jovens agricultores do Douro Sul”. “Colmata algumas necessidades dos agricultores, nomeadamente na ajuda às candidaturas, parcelário, apoio técnico e projetos de investimento e formação agrícola. Encaro esta responsabilidade com grande otimismo e é um projeto no qual podem contar com toda a minha energia”, acrescentou.
Por fim, usou da palavra Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, que mostrou a total disponibilidade e abertura da AJAP para apoiar este Gabinete, e disse “estarem reunidas as condições para que os Agricultores e Jovens Agricultores da região possam ter acesso a uma ferramenta que os ajude a resolver os seus problemas, mantendo uma ligação aos organismos ministeriais, usufruindo das mais-valias técnicas, com a colaboração do corpo técnico regional e nacional que a AJAP dispõe em todo o País”.
O responsável da AJAP sublinhou ainda que “este concelho e as suas freguesias limítrofes vão poder usufruir de formação profissional no setor, desde o serviço de aconselhamento agrícola e florestal, assistência técnica a medidas agroambientais e eco-regimes, elaboração de projetos de investimento a Jovens Agricultores e outros Agricultores bem como no apoio às candidaturas do Pedido Único”.
Em nome da AJAP, Firmino Cordeiro agradeceu “a confiança manifestada pelo Eng.º Daniel Lemos na organização e princípios que defende em torno do progresso e do desenvolvimento da agricultura nacional”.