Delegação de Bruxelas

A Delegação Permanente de Representação em Bruxelas tem como objetivos:
– possibilitar um melhor acompanhamento e sensibilização face às posições dos Jovens Agricultores Portugueses sobre a Política Agrícola Comum (PAC);
– dar a conhecer as políticas comunitárias relacionadas com a realidade agrícola, em particular, e com o Mundo Rural, em geral.

Nota histórica: A criação da Delegação Permanente de Representação em Bruxelas, em 1996, permite uma intervenção mais próxima e mais forte junto das entidades europeias. Importa realçar o trabalho desenvolvido, ao longo destes anos, na promoção e defesa do setor agrícola, assim como a intervenção em outros pontos de interesse da atividade comunitária.

A Delegação Permanente de Representação em Bruxelas constitui uma importante alavanca para a intervenção da AJAP na esfera europeia.

Desde 1996, a Delegação de Bruxelas tornou-se um elemento essencial para o debate, para a cooperação e para a intervenção da AJAP junto da União Europeia, promovendo e partilhando ideias inovadoras para impulsionar a agricultura, em particular dos Jovens Agricultores.

Ao longo dos anos, a Delegação tem vindo a manter a mesma proatividade, reforçando junto das entidades europeias o seu posicionamento em prol de um crescimento sustentável da Agricultura na Europa e em Portugal. No gráfico, encontram-se destacadas algumas funções atribuídas à Delegação Permanente de Representação em Bruxelas.

Fazer Gráfico Título: pode ser um gráfico redondo desde que as funções fiquem em interseção.
Título:
Funções atribuídas à Delegação Permanente de Representação em Bruxelas:
• Acompanhamento da Política Comunitária
• Representação junto das Instâncias Comunitárias e Entidades Europeias, de relevar o CEJA e a EUROMONTANA
• Recolha/tratamento de informação comunitária e respetiva divulgação
• Elaboração de estudos e Relatórios
• Sensibilização de posições junto das Instâncias Comunitárias
• Participação em reuniões, seminários e ações de projeção Europeia
• Preparação e participação em projetos de âmbito europeu
• Acompanhamento da atividade ligada aos Comités Consultivos e Grupos Permanentes

Saiba mais: https://op.europa.eu/webpub/eca/special-reports/young-farmers-10-2017/pt/

Não esquecendo os outros organismos sediados em Bruxelas como o Conselho Europeu de Jovens Agricultores (CEJA), bem como o COPA-COGECA e o REPER – Representação Permanente de Portugal, junto da União Europeia.