Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja acolheu a 2 de maio o roadshow do Laboratório Vivo da Agricultura 4.0.
O projeto, desenvolvido pela AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, lançado a 20 de março em Ponte de Lima, prossegue o seu roadshow tendo chegado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja, a 2 de maio.
Na sessão de abertura, marcaram presença Maria João Carvalho, Diretora da Escola Superior Agrária de Beja, Sofia Ramôa, Coordenadora do curso de Agronomia da ESAB, e Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP.
Seguiu-se uma demonstração de casos práticos de inovação nos territórios rurais, com as intervenções de Filipa Tereso, Gestora Agrícola da Agrosustentável, Pedro Oliveira, da Magos Irrigation Systems e de Henrique Silvestre Ferreira, Jovem Agricultor, do Vale da Rosa. Cátia Pinto, do Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura (SFCOLAB) também deu a conhecer o projeto nesta apresentação em Beja.
Recorde-se que o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é uma plataforma que em como objetivo promover a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER) e é apoiada pelo Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020.
O Laboratório está agora online e disponível para todos os que pretendem reforçar competências empresariais e ter acesso a conteúdos estratégicos para a sua atividade.
Através de quatro módulos de qualificação, são abrangidos os temas Planeamento e Capacitação, Inovação e Tecnologia, Mercado e Parcerias e Empreendedorismo no Espaço Rural.
Já pode fazer o registo no Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 aqui.