Equal Rural: seminário final a 15 e 16 de dezembro

Evento decorre nos dias 15 e 16 de dezembro, na Casa do Paço (Museu do Espumante) em Tarouca, distrito de Viseu. A AJAP integra o projeto Equal Rural, em parceria com a INOVTERRA, cujo objetivo é a promoção do papel da mulher na agricultura e enquanto empresária agrícola.

O seminário final do projeto Equal Rural começa a 15 de dezembro, com a abertura, às 10h00.

Segue-se um debate intitulado ‘Conversa sobre igualdade de género’. Pelas 14h30 retomam os trabalhos com o tema ‘Equal Rural – a Agricultura e o Mundo Rural no feminino’.

Pelas 18h00 terá lugar a sessão de encerramento deste primeiro dia, seguindo-se jantar com animação.

A 16 de dezembro, os trabalhos começam às 10h00 com uma ‘Conversa entre os casos de sucesso em contexto rural – caso prático’. Na parte da tarde têm lugar visitas guiadas locais (até aos lagares de azeite).

Inscrições através do email inovterra@gmail.com ou pelo telefone 254 677 510.

O Equal Rural é um projeto centrado nas mulheres no Setor Agrícola e tem como objetivo estudar, desenvolver e promover a sua participação e representação em todo o setor, incluindo aqueles que se relacionam com lugares de liderança e de tomada de decisões, beneficiando inclusive nas mesmas condições (por exemplo, igualdade salarial).

Este projeto de intervenção incide, primeiramente, sobre a identificação de práticas/medidas que possam impulsionar a sua participação e representação e que cessem com situações de discriminação e desigualdade.

Depois, abrange também a sensibilização, reconhecimento e valorização do papel e trabalho desenvolvido pela mulher no setor agrícola. E, por fim, incide na capacitação das mulheres em áreas em que estas sentem dificuldades ou para as quais não estão devidamente capacitadas.

Este projeto será implementado a nível ibérico, em Portugal e Espanha, e funcionará como um projeto piloto passível de ser replicado para diferentes contextos europeus, onde o problema social também ocorra, com os devidos ajustes a cada contexto.

Mais informações sobre o projeto aqui: www.equalrural.com.