O tema deste ano é ‘Cuidar dos Solos: medir, monitorizar, gerir’.
Data é assinalada, anualmente, a 5 de dezembro e visa chamar a atenção para a importância da gestão sustentável do solo.
O tema em 2024 centra-se na importância dos dados e de informações exatas sobre o solo, para compreender as suas caraterísticas e apoiar a tomada de decisões.
Saiba mais aqui.
Recorde-se que a Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de dezembro de 2013, aprovou a Resolução n.º 68/232 que estabeleceu o dia 5 de dezembro como Dia Mundial do Solo.
Esta data comemorativa assinala o reconhecimento da importância do solo para a humanidade, constituindo o Dia Mundial do Solo uma oportunidade única para refletir e consciencializar a população em geral para relevância deste recurso natural.
Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar, reconhecendo-se particularmente o seu contributo para o crescimento económico, a biodiversidade, a agricultura sustentável e combate às alterações climáticas. Assume nesse sentido relevância, a necessidade de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomar como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.
O Dia Mundial do Solo contribui também para a sensibilização para a desertificação, a degradação dos solos e a seca, de acordo com o objetivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países com graves seca e/ou desertificação.