Já é conhecido o relatório final.
A Comissão Europeia divulgou o relatório final com as conclusões do Diálogo Estratégico sobre o Futuro da Agricultura, entregue a Ursula von der Leyen pelo responsável pelo Grupo de Trabalho, Peter Strohschneider e dirigido à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu, aos Estados-membros.
O documento apresenta uma avaliação dos desafios e oportunidades, seguida de um conjunto de recomendações.
Estas sugestões irão balizar o trabalho de Bruxelas na definição da sua Visão para a Agricultura e a Alimentação, a ser concretizada nos primeiros 100 dias do segundo mandato de von der Leyen.
No relatório é considerado que a produção alimentar e agrícola é uma parte essencial da sociedade e da segurança europeias e que a diversidade da alimentação e da agricultura europeias constitui um trunfo importante.
Existe um consenso entre os membros do Diálogo Estratégico de que a sustentabilidade económica, ambiental e social no setor agroalimentar pode reforçar-se mutuamente, especialmente quando apoiada por medidas políticas coerentes. O papel dos mercados, dos hábitos alimentares e da inovação para impulsionar a sustentabilidade também é salientado.
As recomendações estruturam-se em cinco pilares:
- Trabalhar em conjunto para um futuro sustentável, resiliente e competitivo
- Avançar em direção a sistemas agroalimentares sustentáveis
- Promover a resiliência transformadora
- Construir um sector atrativo e diversificado
- Melhor acesso e utilização do conhecimento e da inovação
Aceda ao relatório aqui.