Celebra-se hoje, 22 de março, o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo sensibilizar para importância da água doce, visando promover uma gestão e utilização sustentável deste recurso natural.

O tema de 2025 é dedicado à preservação dos glaciares, que desempenham um papel vital na garantia de água potável, agricultura, energia e ecossistemas globais.
Este ano, e na sequência da apresentação da Estratégia ´Água que Une’, apresentada este mês, pelo Governo, a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal alerta para a necessidade de continuarmos a apostar na melhoria da gestão dos recursos hídricos no País. Para a AJAP este investimento de 5 mil milhões de euros, nos próximos 15 anos, contempla uma visão integrada, que inclui a agricultura, a indústria, o consumo doméstico e o turismo, de norte a sul, do litoral ao interior. Todos os portugueses, direta e indiretamente, saem beneficiados com esta perspetiva da água, da sua preservação, aproveitamento e reutilização. Depois das autoestradas que uniram Portugal, e tudo ficou mais próximo, agora temos de encurtar caminhos para que o desenvolvimento chegue mais rápido, para que as diferentes atividades económicas possam ter índices mais elevados em regiões mais afastadas dos grandes centros. Com mais autoestradas para a água, mais captações superficiais e ligações entre elas, mais economia e uso eficiente, podemos fazer mais com menos.
O aumento de 30% para o regadio, incluído neste Plano, será determinante para garantir a resiliência hídrica do setor e capacitar os agricultores para enfrentar as carências futuras. Esperamos, sinceramente, que esta Estratégia não fique refém de ciclos políticos, e o futuro Governo, deve, em nossa opinião, usar este magnífico trabalho, e dar-lhe continuidade e a prioridade devida, até à sua execução e implementação plena. Que sejamos capazes!