C.4.1.2 – Prevenção de calamidades e catástrofes naturais – Fogo bacteriano na cultura da pereira

Candidaturas até 4 de setembro de 2026.  Para mais informações, contacte a AJAP pelo telefone 21 324 4970 ou e-mail: ajap@ajap.pt.

 

 

(Crédito da foto: Pixabay)

Data de fecho das candidaturas: 04 de setembro de 2026

Área geográfica abrangida: Freguesias identificadas no anexo ao Despacho n.º 26/G/2026 de 23 de janeiro da Direção Geral de
Alimentação e Veterinária (em anexo).

Dotação orçamental: 5 milhões de euros

Beneficiários: Pessoas singulares ou coletivas que exerçam atividade agrícola, e pessoas coletivas sem fins lucrativos cujo objeto social inclua o desenvolvimento de atividades de serviços relacionados com a agricultura (Aceção do Artigo 4.º da Portaria n.º 214/2026/1, de 11 de maio.)

Despesas elegíveis: Podas sanitárias.
Formas de apoio:  Os apoios são concedidos na forma de subvenção não reembolsável, assumindo a modalidade de custos unitários, de 591,55 €/ha.

Níveis de apoio:

Elegibilidade das despesas:  Não respeitem a operações apoiadas no âmbito de outros regimes de apoio, designadamente os relativos à intervenção C.2.1, «Investimento na exploração agrícola», e às intervenções C.2.2, «Investimento de jovens agricultores na exploração agrícola», e D.1.1.1.1, «Pequenos investimentos nas explorações agrícolas», do PEPAC;

Elegibilidade temporal:
A partir da data de submissão da candidatura.

Critérios para a VGO (Valia Global da Operação): VGO = 0,50 A + 0,30 B+ 0,20 C

Faça a sua candidatura com a AJAP.

Para mais informações, contacte:

Telefone 21 324 4970

E-mail: ajap@ajap.pt