Documento foi divulgado pelo INE – Instituto Nacional de Estatística.

As previsões agrícolas, em 31 de maio, apontam para atrasos na instalação das culturas de primavera/verão, devido à precipitação persistente ocorrida até à primeira semana de maio, não se perspetivando alterações significativas de área no milho para grão e arroz.
Em contrapartida, a superfície de tomate para a indústria regista um decréscimo (-16%, face a 2024) imposto pela indústria no processo de contratualização com a produção.
A precipitação e o frio prejudicaram a floração e o vingamento do fruto nos pomares de pessegueiros e cerejeiras, principalmente nas variedades mais precoces, condicionando as produtividades, que deverão ser inferiores ao potencial produtivo.
Em abril de 2025, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas no azeite a granel (-57,9%), bovinos (+35,2%), ovos (+30,3%), ovinos e caprinos (+26,1%) e batata (-14,2%).
Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se na batata (-27,2%), azeite a granel (-12,6%), hortícolas frescos (-9,9%) e ovos (-6,8%). Em março de 2025, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou um aumento de 2,8%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) teve um aumento de 1,4%.
Relativamente ao mês anterior, verificaram-se acréscimos de 0,1% no INPUT I e de 0,2% no INPUT II.
Aceda aqui ao Boletim.