Publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE) já está disponível.

As previsões agrícolas, em 31 de julho, indicam que a campanha das culturas arvenses de primavera/verão está a decorrer com normalidade, apesar dos atrasos na instalação.
Em contrapartida, a colheita dos cereais de outono/inverno confirma reduções acentuadas de produção e qualidade, à semelhança da batata.
Nas fruteiras as produtividades são inferiores ao habitual, essencialmente devido à primavera chuvosa.
Na vinha, prevê-se igualmente uma vindima inferior às últimas campanhas, penalizada por problemas de diferenciação floral.
Segundo o documento, em julho de 2025, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas no azeite a granel (-50,3%), batata (-39,3%), bovinos (+27,6%), hortícolas frescos (+27,3%) e ovos (+23,2%).
Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos hortícolas frescos (+17,8%), azeite a granel (+7,9%), ovinos e caprinos (-6,2%) e plantas e flores (-5,3%).
Em junho de 2025, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou um aumento de 1,4%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) subiu 1,5%. Em relação ao mês anterior, o INPUT I registou um decréscimo de 1,6% e o índice do INPUT II um acréscimo de 0,2%.
Saiba mais aqui.
