O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou o mais recente Boletim Mensal da Agricultura e Pescas.
As previsões agrícolas, em 31 de março, apontam para a regularização das condições hidrológicas, com a precipitação acumulada nos primeiros seis meses (outubro de 2023 a março de 2024) do atual ano hidrológico a ser a quinta maior desde 1999/2000, contribuindo para que tenha deixado de existir território em seca. Os cereais de outono/inverno têm beneficiado com estas condições, apresentando as searas povoamentos homogéneos e um regular desenvolvimento vegetativo.
Em março de 2024, as variações mais significativas no índice de preços de produtos agrícolas no produtor foram observadas no azeite a granel (+46,1%), hortícolas frescos (-26,1%) e frutos (+18,3%).
Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se nos suínos (+7,6%) e hortícolas frescos (+6,0%).
Em dezembro de 2023, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) registou um decréscimo de 0,3% e o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) registou uma variação positiva de 1,4%.
Relativamente ao mês anterior, verificou-se um decréscimo de 0,5% na variação do índice de preços de bens e serviços de consumo corrente enquanto no índice de preços de bens e serviços de investimento, não se observou uma variação significativa.
Saiba mais aqui.