Tendo em conta os constrangimentos informáticos associados ao “apagão” do passado dia 28 de abril, o prazo para submissão de candidaturas ao ‘Apoio temporário e excecional em resposta a catástrofes naturais reconhecidas’ foi prorrogado até às 17h00 de 12 de maio.
Segundo uma nota do PEPAC no Continente, o apoio previsto destina-se a assegurar a manutenção das condições de produção nas explorações agrícolas das regiões afetadas por estes dois fenómenos, abrangendo as culturas do milho, maçã e castanha e os detentores de ovinos afetados pela Língua Azul com quebras de rendimento igual ou superior a 30%, e permitindo aos produtores afetados beneficiar de apoios que podem chegar aos 42 mil euros por exploração.
As tipologias de intervenção a apoiar dizem respeito às perdas de produção ocorridas em explorações agrícolas afetadas por fenómenos climáticos adversos ou por catástrofes naturais.
Estas intervenções visam mitigar os impactos económicos e os problemas de liquidez sofridos pelos produtores e garantir a recuperação e continuidade das explorações agrícolas afetadas.
As atividades abrangidas para apoio incluem:
i) Produção animal: exploração de ovinos;
ii) Produção vegetal:
• Castanha;
• Maçã;
• Milho Silagem;
• Milho Grão
Caso pretenda candidatar-se, pode contactar a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores, pelos canais habituais.
Telefone: 21 324 49 70
E-mail: ajap@ajap.pt