A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) foi recebida recentemente, em audiência, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A Associação expôs ao Presidente as suas principais preocupações que afetam atualmente o setor agrícola em Portugal, com particular destaque para os Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais (JER).
A primeira preocupação respeita à fraca taxa de rejuvenescimento dos agricultores em Portugal, uma das mais baixas da Europa (3,9% para uma média europeia de 10%), e ao seu elevado índice de envelhecimento. Recorde-se que 66% dos agricultores têm idade superior a 55 anos, destes, 58% já ultrapassaram os 65 anos e 17% os 75 anos.
A segunda preocupação central explanada pela AJAP centrou-se na desertificação dos territórios rurais do País. Segundo o inquérito ‘Perceções sobre o fenómeno da desertificação em Portugal’, elaborado a pedido da Direção-Geral dos Recursos Florestais, com base numa amostra de 600 entrevistas telefónicas aleatórias, 80% dos portugueses consideram que o problema está no despovoamento (terceira preocupação), e na falta de atividades económicas (quarta preocupação), como as principais causas deste fenómeno.
Para atenuar a dimensão destas preocupações, a AJAP deu nota ao Presidente que já existem mecanismos políticos para inverter o atual estado a que chegamos. Lembrou que “a instalação de mais jovens agricultores apenas depende da vontade política do Ministério da Agricultura, pois ao abrigo da PAC e dos seus programas quadro de apoio é possível aportar mais meios a esta medida”.
Relativamente à desertificação, ao despovoamento e à falta de atividades económicas que afetam principalmente os territórios rurais, considera a AJAP que o Governo, “pura e simplesmente, colocou na gaveta o Decreto Lei n.º 9/2019, de 18 de janeiro, que consagrou o Estatuto do ‘Jovem Empresário Rural’ (JER), e a Portaria n.º 143/2019, de 14 de maio, que regulamenta o procedimento relativo à atribuição do título de reconhecimento do estatuto de ‘Jovem Empresário Rural’.
Como documentação, a AJAP entregou ao Presidente da República vários exemplares do último número de 2022 da revista Jovens Agricultores (Dossier Central associado ao JER), e o livro ‘Jovem Empresário Rural – Renovação do Mundo Rural em Portugal’, decorrente do projeto desenvolvido pela AJAP, em parceria com a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento (DGADR), a Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local e a CNJ – Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural.