Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), foi orador na primeira sessão das EIT Food Grow Workshops 2023, que teve lugar a 26 de maio, no Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos.
‘Desmistificar os eco-regimes no PEPAC’ foi o tema da comunicação do dirigente da AJAP que abordou as medidas do 1º pilar e o impacto que estas medidas têm no setor agrícola português.
O Diretor-Geral da AJAP salientou a importância dos agricultores na segurança alimentar do País, mas também do ponto de vista da sustentabilidade, lembrando que “não nos podemos esquecer do resto do território, da paisagem, da biodiversidade, da natureza e da regeneração dos ecossistemas”.
Salientou que “é fundamental produzir alimentos e aumentar a nossa autossuficiência alimentar” realçando que “a Europa também tem dificuldades”. Contudo, vincou que “Portugal, tal como Espanha, é um dos países mais expostos às alterações climáticas”.
“E não nos estamos a preocupar com a questão da água. Em sequeiro vai ser muito difícil fazer agricultura neste País, porque com crises sucessivas de secas e secas extremas, será terrível. Além disso, o nosso Plano Nacional de Regadio fica muito aquém das necessidades”, frisou.
Firmino Cordeiro alertou ainda para o já conhecido envelhecimento da população agrícola e a dificuldade do setor em atrair jovens que, mesmo com apoios, não se instalam.
As razões? “Não é por falta de vontade dos jovens, mas de constrangimentos vários que são colocados pelo sistema, que levam muitos a desistir”, sustentou o responsável da AJAP, adiantando que “estamos na cauda da Europa no que se refere ao rejuvenescimento e no topo da Europa no que respeita ao envelhecimento”.
“É preciso iniciativas que captem interesse dos jovens, que lhes deem oportunidades de implementar uma ideia de negócio”, acrescentou.
O Diretor-Geral da AJAP fez ainda, na sua intervenção, um balanço e ponto de situação do PEPAC até ao momento, lembrando os erros e sucessivos problemas e constrangimentos que se têm verificado e que é essencial corrigir e dar resposta.
Esta sessão foi liderada pelo Food4Sustainability cuja missão está alinhada com os instrumentos desenvolvidos na PEPAC na figura dos eco-regimes: o que são, para que servem, quais os seus objetivos e desafios que apresentam para as explorações agrícolas, apoiando a sua implementação, promoção e divulgação com vista ao cumprimento das metas do Green Deal e do Farm to Fork.