Investimento, tendências e futuro do setor agroalimentar. Estes são os temas principais da Lisbon Agri Conferences, evento que decorre esta quinta-feira e amanhã (24 de novembro), no Centro de Congressos de Lisboa. A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal marca presença no certame, que junta na capital portuguesa, vários agentes nacionais e internacionais do setor.
‘Desenvolver o conhecimento’ é o tema central da conferência que tem como objetivo dar ênfase ao ecossistema agroalimentar na UE, que desempenha, segundo a organização, “um papel económico e social importante, criando oportunidades de emprego, reforçando a resiliência e as interligações entre as zonas rurais e metropolitanas e funcionando como um motor do crescimento económico”.
A Lisbon Agri Conferences debate os desafios atuais do agroalimentar, entre eles, a volatilidade do ambiente geopolítico e a necessidade de responder a mudanças estruturais como o envelhecimento da população, as alterações climáticas e a transição digital, e que obrigam as empresas do setor agroalimentar a adaptarem-se.
O evento reúne decisores políticos, profissionais e académicos com vista a compreender este mercado no contexto da UE e encontrar vias mais ambiciosas para um setor agroalimentar sustentável que estimule o crescimento em toda a Europa.
‘Consumidor’, ‘Sustentabilidade’, ‘Produção’ e ‘Futuro’ são os temas dos painéis dos dois dias de discussão.