A Caja Rural del Sur apresentou esta terça-feira, 3 de dezembro, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, um “projeto pioneiro”, o livro ‘Alimental Portugal’, que conta com toda a informação estatística de 2023 do setor agroalimentar em Portugal.
Durante toda a manhã vários especialistas debateram as oportunidades de negócio transfronteiriço na Península Ibérica.
Nesta reflexão, participam José Luis García-Palacios, presidente da Caja Rural del Sur, Guillermo Tellez Vázquez, Diretor Geral da Caja Rural del Sur, João Mira Gomes, Embaixador de Portugal em Espanha, Juan Fernandez Trigo, embaixador de Espanha em Portugal, Francisco Dezcallar Presidente da Assembleia Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola e António Corrêa Nunes, assessor da Caja Rural del Sur, este último a quem coube a apresentação da obra.
Destaque para uma mensagem enviada em vídeo do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que reconheceu os desafios do setor e lembrou que o apoio à renovação geracional, e ao desenvolvimento dos agricultores “para reduzir o défice da produção alimentar” é uma prioridade.
José Luis García-Palacios, presidente da Caja Rural del Sur, abriu o evento reconhecendo a “posição vital” que o setor agroalimentar representa para Portugal e na Península Ibérica.
Uma vasta comitiva da AJAP marcou presença no evento.
O contributo da AJAP
O livro ‘Alimental’ conta com dados do setor agrícola, da água, setor pecuário, florestal, pesqueiro e indústrias agroalimentares apresentando ainda o impacto destes na economia.
Além dos números, o projeto conta também com a contribuição de 22 personalidades de referência que representam vários organismos e instituições do setor, entre elas a de Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP. No seu testemunho, Firmino Cordeiro deixou algumas ideias fortes sobre os principais desafios da distribuição geográfica da água.