AJAP lança em Ponte de Lima plataforma digital para rejuvenescer agricultura

Capacitar e promover a competitividade dos jovens agricultores e empresários rurais é o objetivo da plataforma digital apresentada esta segunda-feira, 20 de março, em Ponte de Lima, pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) para rejuvenescer o setor em Portugal.

Firmino Cordeiro, Diretor Geral da AJAP, durante a sua intervenção.

Desenvolvido pela AJAP, o Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 promove a capacitação e competitividade dos Jovens Agricultores (JA) e dos Jovens Empresários Rurais (JER) através da partilha e disseminação de conhecimento técnico e inovador.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 está agora online e disponível para todos os que pretendem reforçar competências empresariais e ter acesso a conteúdos estratégicos para a sua atividade. Através de quatro módulos de qualificação, são abrangidos os temas Planeamento e Capacitação, Inovação e Tecnologia, Mercado e Parcerias e Empreendedorismo no Espaço Rural.

De forma a divulgar a plataforma e aproximar os jovens agricultores e os jovens empresários rurais deste projeto, a AJAP vai dinamizar um roadshow pelas regiões Norte, Centro e Alentejo e tem presença já confirmada em eventos estratégicos, como a AGRO, em Braga e a Ovibeja.

O autocarro do Laboratório Vivo passa ainda a 21 de março pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

“Para nós é fundamental a existência de mais jovens agricultores e empresários rurais para rejuvenescer o tecido empresarial. Somos o país com maior taxa de envelhecimento neste setor. Portugal tem mais de 55% dos seus agricultores com mais de 65 anos e tem a menor taxa de rejuvenescimento, 3,9%, quando a média europeia é de 10%.”, afirmou à agência Lusa o diretor-geral da AJAP, Firmino Cordeiro.

Marcaram presença no evento em Ponte de Lima, Vasco Ferraz, presidente da autarquia local, Luís Brandão Coelho, Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, Tiago Mota, do Gabinete de Estudos da AJAP, Tiago Sá, CEO da Wisecrop, e Pedro Santos, Diretor da Agrodrone.

O Laboratório Vivo da Agricultura 4.0 é um projeto SIAC Qualificação e conta com o apoio do Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Arrancou em 2020 com um diagnóstico estratégico às necessidades de capacitação e qualificação do setor, com foco nos JA e JER. Além da plataforma online, que estará funcional a partir de dia 20 de março, está a ser desenvolvida uma versão móvel para acesso rápido e intuitivo a toda a informação.