Celebra-se hoje, 5 de dezembro, o Dia Mundial do Solo. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2013, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O principal propósito das celebrações passa por destacar o papel fundamental que o solo desempenha no setor agrícola, nas funções dos ecossistemas e na segurança alimentar.
Esta sexta-feira, Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, irá participar no Seminário ‘Mulheres e Jovens nos Territórios Rurais, à Conversa’ (no âmbito do projeto PAGE, do qual a AJAP é parceiro), que tem lugar no Polo de Inovação de Viseu – Estação Agrária – CCDR Centro, a partir das 14h00.
No evento, o Diretor-Geral da AJAP irá também abordar a importância dos solos na Agricultura, a necessidade de os proteger e a importância da conservação deste recurso natural, essencial ao desenvolvimento do setor, à sua produtividade e sustentabilidade.
Firmino Cordeiro defende que a melhoria da qualidade do solo implica investimento futuro, pois um solo muito degradado é bem mais difícil e bem mais caro de recuperar. Nesse sentido, considera que esta melhoria da qualidade do solo tem de ser transversal a todos os países à escala mundial.